segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Interfaces de busca na web: existe metodologia!?


​Interfaces de busca na web


Há muito venho querendo sistematizar meu conhecimento identificando o que já existe de doutrina e elaborando uma metodologia para análise e otimização de interfaces de busca na web. 

Desde o ano de 2000, quando meu tema de dissertação de mestrado foi a busca, me deparo com interfaces pobres constatando que há muito pouco link entre as disciplinas de Usabilidade, Arquitetura da Informação, Ciência da Informação e Tecnologia. Mesmo o Google, mestre da busca, no momento de apresentar sua busca avançada e o resultado de busca, peca em diversos aspectos relacionados à estratégia de busca e representação da informação.


Algoritmos - Onde o Google é muito melhor que os demais buscadores? 

O Google é muito melhor na inteligência de seus algoritmos e não na representação da informação.​
Seus algoritmos entendem que duas palavras próximas podem ser palavras compostas. Muitos buscadores não entendem e exigem a aspas para encontrar. Esse é apenas um exemplo, mas vamos explorar mais essas diferenças e descobrir, dentre muitas questões, como avaliar um motor de busca para seu ambiente digital.


Pois bem, esse post tem o objetivo de abrir essa frente de debate em meu blog e começarmos juntos a pensar o que poderia ser desenvolvido para tornar a busca uma experiência surpreendente para seu cliente​/internauta. 


Vamos juntos construir esse roteiro e mudar esse paradigma? Vamos nos conscientizar que sem uma interface ​de busca ​adequada não é possível acessar todo o esforço empenhado na descrição de recursos informacionais? Vamos identificar quem são os papas do assunto e introduzir uma palavra-chave desde já em nosso vocabulário?


Findability -  A arte de ENCONTRAR a informação!
"
What We Find Changes Who We Become" (O que encontramos nos modifica.)

Peter Morville, referência máxima em minha dissertação, escreveu um livro com esse tema e bate na tecla: Buscar NÃO é a mesma coisa que ENCONTRAR. Quando encontramos o que buscamos a sensação é mais ou menos igual (guardada as devidas proporções...rs) a encontrar a alma gêmea. Sentimos a emoção e é essa emoção que devemos perseguir para encantar e surpreender nosso cliente/internauta.



Vamos juntos percorrer essa série de posts que começam aqui e uma vez por semana irão evoluindo até descobrirmos e chegarmos em um roteiro que auxilie as bibliotecas digitais, os repositórios na web e as informações nas bases de dados a se transformarem em um caminho ao conhecimento! 

O que acontece quando encontramos a informação!
Conto com sua experiência, crítica, apoio e interesse!

Cadastre-se no blog ou assine a página em seu leitor de notícias para não perder essa discussão.

Um comentário:

  1. Os posts instigam quem os lê e se interessa pelos assuntos a querer saber mais e mais! Bacana!

    ResponderExcluir