Colaboração!?
Web negativa? Web (-) 2.0? Como assim? Este post aborda as práticas de colaboração e não-colaboração nas redes sociais do ponto de vista de minha experiência. Transito por um universo bastante amplo em várias redes, grupos e perfis pessoais e meu foco profissional é em ambientes de gestão e tecnologia. Então a pergunta que me fiz e divido com vocês é: você está conseguindo surfar na onda da colaboração?
Na época em que surgiu a expressão colaboração como sinônimo de Web 2.0,
por volta de 2003, explodiram canais com possibilidade de rankear, favoritar, comentar
e compartilhar conteúdos. A socialização prometia ser uma experiência única em
termos de troca em um ambiente digital.
Com a proliferação e pulverização de canais de comunicação e redes
sociais, muitos espaços surgiram com a mesma linha editorial, a mesmice
aumentou muito e o tempo, que desde o surgimento da Internet, começou a ser administrado
de outra forma, passou a ser escasso e portanto veio a sensação de estar
passando mais rápido.
Tenho observado que cada vez menos as pessoas leem um post ou assistem
um video postado em sua redei e mesmo assim curtem por conta de um "pacto
social". Ou seja, me curta que eu te curto. Tipo, “passei por aqui”. Há
uma moeda invisível na Internet, uma troca de favores interessante com a intenção
de se tornar mais popular.
Mas qual é o indicador de sucesso de uma página no Facebook, no Linkedin,
em um blog ou Twitter? Sabe-se que os likes
não são um indicador confiável, podem ser comprados, mas é difícil comprar
comentários (pelo menos por enquanto). Mas só comentários do tipo “gostei
muito!” é colaboração?
O compartilhamento já é um grau acima do like, pois mostra um envolvimento, uma identificação e uma chance
muito maior de ser visto ou lido e mais que isso, prova, ou pelo menos aumentam
as chances de que a pessoa de fato leu o que você postou. Mas compartilhamento
não é colaboração.
Colaboração vemos muito pouco. A exceção fica por conta de espaços mais
focados, páginas fechadas de grupos e conteúdos mais centrados. Existem muitos blogs
e páginas bombando de comentários, mas não é a média e mesmo assim fica a
pergunta: qual a diferença entre comentar e colaborar? A colaboração se dá
quando o comentário enriquece o assunto, fomenta o debate, aumenta a informação
e gera mais conhecimento. Um Wiki é um bom exemplo. Não há wiki sem colaboração
e o exemplo máximo é a Wikipédia, mas existem muitos projetos sociais no Brasil
utilizando wikis maravilhosos!
Pesquisando na Internet não encontrei nenhum indicador sobre comentários
em redes sociais. Difícil, não? Haja inteligência artificial e web semântica
para detectar se um post colabora ou apenas parabeniza, critíca o post ou
simplesmente comenta algo.
Responda por favor!
Curtir não é uma característica da web 2.0. Curtir é algo que fazemos há
muito tempo. Se formos nos basear pelas páginas mais curtidas do Facebool no
Brasil segundo fonte da Tecnomundo a top page é da Guaraná
Antarctica com 15.938 milhões de likes. E daí, dizem os conteudistas na web.
Fujam dos likes, não se prendam a eles, quantidade de curtidas não é sinônimo
de sucesso. Sinônimo de sucesso é a capacidade que uma empresa tem de se
reinventar a partir da colaboração de seus seguidores.
Então observamos que muitos textos bacanas, muitos post de perfis
públicos ficam à deriva. Sem comentários, muitas vezes sem like e o que é pior, sem resposta! Por diversas vezes fiz
comentários em páginas do Facebook e não recebi resposta. Muitos usam a rede
social como uma mão de via única. Publicam, disseminam, torcem para que
viralize, mas não sustentam a página e não interagem com seu público. Mesmo
figuras públicas que certamente contratam alguém para publicar conteúdo, não
respondem aos comentários e deixam o seguidor falando sozinho, ou os seguidores
falando entre eles sem moderação.
Nos grupos do Linkedin existe uma peculiaridade, como tem a figura do
moderador, ele pode ou não deixar as postagens abertas e muitas vezes não tem
tempo de moderar. O que ocorre nessa situação é o aumento de SPAM sem controle
e muitas vezes o autor do SPAM torna-se o principal conteudista com direito a
destaque com foto, pois supostamente ele foi quem mais comentou no grupo.
Não existem indicadores de qualificação de comentários. Um
agradecimento, um pedido ou um OK, não são necessariamente comentários. Ou seja,
o que questiono, e por isso deixo (-) 2.0 no título, é o que existe de fato na
Web 2.0? Muita oportunidade de se adquirir informação e internalizar
conhecimento, mas pouquíssima governança e/ou cultura por parte do usuário para
de fato extrair o melhor desse face to face (olha o
trocadilho..rs).
Portanto, curtir, comentar, compartilhar e colaborar são ações distintas
e devem ser perseguidas conforme a estratégia de cada empresa. Mas nunca deixe
de responder, pois esse é um cuidado essencial para criar a via de mão de mão
dupla.
Qual a sua experiência sobre esse tema?
Nenhum comentário:
Postar um comentário