O meu primeiro emprego como profissional conquistei após ler e selecionar algumas vagas em um caderno de emprego do jornal OESP em 1985. De lá pra cá não é preciso dizer o quanto mudou, mas a pergunta sempre aparece: onde posso procurar emprego hoje se não existem mais oportunidades de emprego nos jornais? Hoje você deve construir sua rede de relacionamento, ir a eventos e estar bem posicionado nas redes sociais. E o que significa isso? Estar onde os recrutadores estão.
Ter um blog, uma página bacana (com conteúdo) no Facebook e estar no LinkedIn, rede de relacionamento e emprego para profissionais, ajuda muito, pois as oportunidades surgem através de contatos ou através das redes sociais. Praticamente não existe outro caminho. Os caminhos mais convencionais que são através de anúncios, não estão mais nos jornais e a publicidade também está dedicando uma parte maior de seu orçamento para campanhas online. Então, vamos conhecer um pouco mais sobre o LinkedIn.
LinkedIn em números
- Usuários Mundiais: 175 milhões.
- Usuários Brasil: 9,8 milhões.
- Ofertas de Emprego disponíveis na página oficial do Linkedin: 150.000 (mundo).
- Empresas registradas: 2,5 milhões.
Invista em sua rede de relacionamento
Participe de grupos de discussão
Além de poder criar seu currículo e criar sua rede, é possível participar de grupos de discussão, grupo de RH com ofertas de emprego e empresas que sejam particularmente interessantes para você.
Investir uma vez por semana, tecendo a rede, participando e colaborando em algum grupo, ou mesmo apenas navegando e entendendo o uso que outros fazem do Linkedin, já será de grande valia.
Os empregos definitivamente migraram para as redes ou estão no boca a boca. Oportunidades surgem surgem até mesmo pelo Twitter. Vejam esse caso extraído de minha página no Twitter.
Vagas para Curador de conteúdo de midias sociais na@_GaiaCreative! Tá afim? Envie-me um email pelo meu blog ;-)
Não se preocupe em deixar seu cadastro caso esteja empregado. TODOS fazem isso e ter seu currículo no Linkedin não significa necessariamente que você está buscando uma oportunidade. É possível apenas construir uma rede ou participar de um grupo de discussão ou ainda ser encontrado.
Quer dominar o Linkedin e saber muito mais? Segue a dica desse e-book de Portugal, simples e claro, disponível no Slideshare. Ebook – Guia de Emprego Linkedin 2012, por Rui Pedro Caramez.
E você, já experimentou o LinkedIn?
No próximo post vou falarei sobre o Pinterest, Vc já conhece?
Nenhum comentário:
Postar um comentário